terça-feira, 28 de março de 2006

Pessoas

Tenho conhecido muita gente. Pessoas muito diferentes entre si. Muito diferentes de mim. Pessoas que nunca imaginei conhecer por me serem tão distantes! Mas o facto é que me cruzo com elas. E embora seja um pouco complicado ver-me, de repente, rodeada de tanta gente que nunca ousei pensar, confronto-me com esse facto.
Depois do baque inicial, depois do moldares-te e do moldarem-se, depois de ultrapassada a inconstância e inconsistência dos princípios, concluo que é mais uma experiência que me enriquece e me ensina.
Porque me obrigou a ser menos preconceituosa com outras formas de estar e de viver. Não que, por vezes, as compreenda. Mas aceito-as.
E só de há pouco para cá é que aprendi a aceitar a diferença. Verdadeiramente. Ainda que sempre me considerasse muito aberta, só quando presenciamos as situações é que aprendemos a lidar com elas. E eu venho aprendendo.
Dia após dia.
Passo após passo.

3 comentários:

poca disse...

criamos preconceitos muitas vezes, sobre aquilo e aqueles que desconhecemos...
o preconceito à partida é uma defesa...
quando nos permitimos olhar de facto, para o que se nos apresenta... às vezes temos surpresas agradáveis.
eu gosto de surpresas!

Rainha das cores disse...

identifico-me com o que disseste, se olhar para o passado (mais ou menos) recente vejo que o leque de pessoas que me rodeiam são muito diferentes de mim, e entre si. e isso deixou de ser um obstáculo porque não as julgo, porque deixou de ser dificil ver o mundo apenas pelo meu quadro de referência

Sol disse...

É exectamente isso Rainha!