segunda-feira, 30 de abril de 2007

Modas?

Não sei que era é esta em que vivemos. Não sei se vivemos num tempo em que os raios ultra-violeta andam a provocar efeitos muito nefastos à generalidade das pessoas. O que sei é que anda meio mundo deprimido. Ouço relatos de pessoas que têm alguém da família ou determinado amigo que esteve, está ou está prestes a ter uma depressão. E esse meio mundo move-se a anti-depressivos e afins que os mantêm numa suave ignorância relativamente a si mesmos. Não consigo compreender... Não sou diferente da generalidade das pessoas mas, que me lembre, não tive nenhuma depressão. E enfrento os mesmos problemas, as mesmas rotinas, as mesmas quezílias do dia a dia. Porque todos nós, de uma forma ou de outra, passamos por situações menos boas. E já compreendo perfeitamente as pessoas que têm depressões justificadas, porque somos humanos e há coisas muito fortes que o nosso corpo e mente não estão preparados para suportar.
Mas, o que pretendo com isto dizer, é que me parece existir uma moda da depressão. Ai, a minha vida está tão monótona. Vou é ficar com uma depressão. Estou farto de uma vida serena e sem grandes rombos. Vou é ficar deprimido.
E não pretendo, jamais, fazer juízos de valor sobre quem tem verdadeiras depressões. Até porque espero nunca vir a ter uma, que deve doer.
Mas será que em muitas situações não ajudaria, talvez, um pouco de desporto, ocupação de tempos livres e até, quem sabe, um pouquinho de positivismo?

4 comentários:

Zeca Paleca disse...

Tens que ser livre e nunca entregares o teu direito de escolha, porque uma dificuldade é luz e uma dificuldade invencível é um sol.
Vem comer das minhas laranjas, elas são o PROZAC para as depressões.

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Lowprofile disse...

tocaste num aspecto sensivel...cada caso é um caso. se umas vezes se podem desmestificar certos cenários e orientar para tais alternativas, há outras em que o obstáculo/origem de tal angústia prolongada nem sempre é fácil de encarar ou ´resolver`...

Mas sobre a questão de senso comum, acho que há falta de esclarecimento e de conhecimento do que realmente é um quadro depressivo...é por essas e por outras que muitas pessoas usam, abusam e aplicam incoerentemente a palavra "depressão" sem consciencia do seu conceito!

se para o zeca são as laranjas, para mim há sempre uma perspectiva diferente de observar o cenário!

beijo

bonifaceo disse...

Já agora, uma dúvida de um ignorante na matéria. Mas poderemos andar deprimidos sem andar com uma depressão, certo? Não percebo nada dos conceitos, claro, mas tenho a ideia que uma coisa não implica a outra, toda a gente pode andar deprimido, com uma depressão é que já não é tão fácil, estou correcto, não estou?

Sol disse...

Estás correcto!