segunda-feira, 12 de março de 2007

A 1ª vez - Trinta e nove testemunhos

Magda Bandera
Notícias Editorial

"De Lucía e dessas emoções únicas ficou-me muito. Agora, que já estou bem, dou conta de que vivo como ela gostava de viver. Tento desfrutar todas as coisas não como num torvelinho de medo de que se acabe o tempo, mas de maneira consciente. Tento fixar-me em tudo, como se fosse um turista, e vou olhando os edifícios, as pessoas, os pormenores. Quero ficar com as coisas em mim, quero vivê-las todas."

Comprei este livro por duas razões: por um lado, o seu preço de saldo; por outro, o seu tema - trinta e nove homens e mulheres descrevem como foi a sua primeira vez; no fundo, comprei-o para satisfazer o lado voyeur que acredito existir em cada um de nós.

Embora o tenha lido até ao fim, até porque é de leitura muito fácil e rápida, não o aconselho a ninguém. O livro é mau, muito mau. Incoerente na sucessão de ideias, não sei se porque a autora pretendeu manter o discurso tal como lhe foi transmitido, ou porque não foi capaz de mais, a uma única ideia corrente ao longo do livro é que a primeira vez não é boa para ninguém. Muito à custa de idealização que se tem da primeira entrega física.

A citação que aqui transcrevo é a mais bela frase desta primeira vez (primeira e última porque não volto a ler nada desta autora, a não ser coagida).
Tenho dito!

2 comentários:

Enfim... disse...

n conhecia nem sabia k existia lol.bjs

Anônimo disse...

Siento mucho que lo pasaras tan mal leyendo el libro. No deberías haberlo acabado. Yo nunca me torturo cuando un libro no me gusta, no tiene sentido.

En cualquier caso, gracias por citar el párrafo de Lucía. Esa historia me llegó al alma, la chica murió.

Sólo quiero agregar que escribí las historias tal como me las contaron. Hice 41 entrevistas y sólo 2 quedaron fuera. No había planeado publicar solo las que fueran algo "desastrosas". En el libro hay un poco de todo, lo que sí es cierto es que la primera vez no suele ser como la mayoría de la gente se la imagina. Eso no es malo, es sólo diferente. Lo que es verdad es que es un momento muy importante. Por eso aprovecho para dar las gracias una vez más a los entrevistados, todos fueron muy sinceros y generosos conmigo.

Muchos saludos y suerte con tu blog,
/Magda Bandera