terça-feira, 4 de julho de 2006

O Efeito Avestruz

Venho-me apercebendo, cada vez com mais convicção, de que a maioria das pessoas, tal como as conhecíamos até uns atrás, estão a desaparecer. Estão a desaparecer conceitos como solidariedade. Ajuda. Amizade. Entrega. Observo que vive cada um para si e em função de si. E se existem comportamentos para com o outro será porque isso, de alguma forma, trará um qualquer benefício. Porque não se pode fazer nada sem receber o correspondente de volta: isso custa e dá muito trabalho!!

Concluo também que as pessoas (a maioria, que nunca se pode generalizar de uma forma radical) , estão a desaprender de conversar. E nem falo das crianças que, em vez de jogarem às escondidas, passam horas a jogar Playstation. Não falo das jovens que, em vez de brincarem com as amigas às festas, ou ao que seja, preferem os chats.
Refiro-me essencialmente à falta de coragem para conversar. Se existe um qualquer problema ou desentendido, por exemplo, entre amigos (não estarei a usar uma palavra demasiado forte?), qual é a coisa correcta a fazer? Hoje já não é conversar e tentar resolver as coisas pela sua forma mais simples e mais séria (tenho saudades do tempo em que as coisas se resolviam assim...). Não, o melhor é desaparecer durante uns tempos... ou fingir que nada aconteceu... ou... enfim... adoptar o que, tão tristemente, designo de Efeito Avestruz.
Que saudades eu tenho dos tempos em que se conversava...

Um comentário:

poca disse...

sim... cada um olha só para o seu umbigo
e sim as pessoas já não sabem conversar...
quanto muito gritam.. e levantam a voz para serem ouvidos... mas ninguém ouve... nadam todos preocupados consigo próprio...
e incrivel a qunatidade de pessoas donas da razão também neste mundo!