sexta-feira, 2 de junho de 2006

Àcerca do Mundial

Muito se tem escrito sobre o Mundial. Tenho lido vários artigos de opinião de políticos, jornalistas, economistas e mesmo "cronistas" (não sei muito bem qual é a profissão dos últimos) sobre o assunto. A maioria deles com críticas a este próximo período de loucura nacional.
Porque os jornais, rádios e televisões vão vomitar futebol. Porque o povo português devia era preocupar-se com a crise. Porque não se vai ouvir falar de mais nada nos cafés, transportes públicos, etc., etc. Porque esta entrega demonstra como somos um país pobre. Económica e mentalmente. E por uma série de razões mais. Futebol, futebol, futebol...
Compreendo em certa parte as razões de quem assim escreve. Vai ser uma avalanche do desporto rei. Mas não concordo.
De facto, só quem não é "povo", pode fazer este tipo de críticas. Porque, como os efeitos da crise não chegam a estas personalidades do "cronismo português", não sentem estes senhores o Mundial como um dos poucos acontecimentos que fazem esquecer o momento em se que vive. Quase de catarse. E que despertam emoções que há muito as pessoas não sentem.
Era bom que se concluísse que todo este euforismo não advém de sermos um país com mentalidades "pobres"; é sim consequência do próprio país.
Quanto a mim, adoro estes períodos de patriotismo desportivo, de alegrias e lágrimas, de adrenalina e cervejas e tremoços e abraços e gritos e golos e bandeiras às janelas.
De festa, de união num dos poucos pontos comuns dos portugueses.
Por isso, quero lá saber o que dizem os opinion makers. Durante os próximos tempos vou estar muito ocupada a respirar futebol.

6 comentários:

Anônimo disse...

Quem está lixada e mal paga sou eu porque detesto actimel hehehehe
Será que vou ficar sem força para escrever??????

bonifaceo disse...

A Inglaterra (entre outros exemplos) é um país onde vive bem melhor (ui, mas muito bem melhor) e a loucura também é enorme, talvez não hajam bandeirinhas e não sei que mais, porque se calhar também ainda ninguém se lembrou...
Esses cronistas que se lixem para não dizer uma coisa bem pior...
Beijo e bom fim-de-semana.

poca disse...

é... esses que são pagos (e bem) para falar e comentar sobre o povinho... deviam era de falar sobre as decisões que os poderosos tomam que fazem como que o povinho nunca deixe de o ser...

fiona bacana disse...

Por acaso eu concordo, maioritariamente, com esses opinion makers. Os tais "3" que scolari classificou como "diz-se cineasta" (António Pedro Vasconcelos), outro cujo pai foi um político muito importante, "o pai, pq ele é 1 bosta" (Miguel Sousa Tavares) and so on...
O que eu acho lamentável, eu que adoro futebol, é que se confunda o jogo com patriotismo. Há mto, sobretudo qd há 1 dita "selecção nacional", com 1 treinador brasileiro, adjuntos brasileiros, psicóloga brasileira, preparador físico brasileiro, jogador brasileiro (já se fala de derlei e pepe)...isto n tem nada a ver com patriotismo. Se as pessoas em vez de serem patriotas a colocar a porra da bandeira na varanda, pagassem os seus impostos, fossem cidadãos, realmente activos na sua sociedade...mas n. Para este povo, o tal povinho, o q interessa é se a bola entra ou n.

enfim, precisava de 1 boa "meia-hora" para explicar isto td...

PS: N sei qm é o 3º crítico a qm scolari se refere. Mas 1 coisa é certa, pelo menos estes 2 fizeram mto mais por Portugal do que este badameco pago a peso de ouro.

bonifaceo disse...

Bem, como fui de opinião contrária à da fiona, vou-me explicar.
Não me estava a referir a essas declarações em específico do Scolari (até porque apenas ontem ouvi falar delas), só e apenas à euforia em geral, tal como é descrito no post. Nem todas as pessoas estão no grupo de não pagadores de impostos, até porque os piores são os empresários de grandes empresas que dizem que recebem o ordenado mínimo (entre muitas outras trafulhices), mas esses não são do povo e já são os maiores...
E digo mais, não concordo 100% com Scolari, claro que não, até porque penso que todos os membros de uma selecção deveriam de ser dessa mesma selecção, mas também, esses críticos, por muito bons que sejam numa área e tenham razão em muitos aspectos, não quer dizer que tenham sempre razão...
Bem, isto não é para começar nenhuma guerra, nem quis ser ofensivo nem coisa que o valha.
Beijos.

Sol disse...

Eu concordo com o Bonifaceo, Fiona. As críticas que tu fazes são válidas mas não é a isso que eu me refiro no post. Eu vou estar atentíssima ao Mundial. No entanto, trabalho (e não substituo o meu trabalho por futebol) e pago os meus impostos! Além disso, também não me referia aos cronistas citados pelo Scolari mas ao que, na generalidade, se escreve. Relativamente ao facto de esta ser uma selecção luso-brasileira também aí tens razão, mas são coisas distintas...