quarta-feira, 28 de junho de 2006

Àcerca do Mundial III

A legislação que regula o uso da Bandeira Nacional (Decreto-Lei n.º 150/87, de 30 de Março) estabelece, nomeadamente, que:

"Artigo 2.º

(...)
2 - A Bandeira Nacional, no seu uso, deverá ser apresentada de acordo com o padrão oficial e em bom estado, de modo a ser preservada a dignidade que lhe é devida.

Artigo 3.º


1 - A Bandeira Nacional será hasteada aos domingos e feriados, bem como nos dias em que se realizem cerimónias oficiais ou outros actos ou sessões solenes de carácter público.
2 - A Bandeira Nacional poderá também ser hasteada noutros dias em que tal seja julgado justificado pelo Governo ou, nos respectivos territórios, pelos órgãos de governo próprio das regiões autónomas, bem como pelos governadores civis ou pelos órgãos executivos das autarquias locais e dirigentes de instituições privadas.

Artigo 6.º


1 - A Bandeira Nacional deverá permanecer hasteada entre as 9 horas e o pôr do Sol.
2 - Quando a Bandeira Nacional permanecer hasteada durante a noite, deverá, sempre que possível, ser iluminada por meio de projectores."

Com esta febre de bandeiras, parece-me que anda muita gente a violar a lei.
Será que o Governo já colocou em campo os seus serviços de fiscalização?

10 comentários:

jomaolme disse...

Pois, só faltava mesmo isso...inspecionar quais as bendeiras que infringem a lei, ficando de noite e todos os dias não justificativos...fónix...

Beijokas

bonifaceo disse...

Por acaso as bandeiras às vezes mete pena, todas rasgadas, enfiadas em paus, só deixam de lá estar quando já foram totalmente arrancadas pelo vento devido à deterioração do tecido. E se for preciso, muita dessa gente vem com a cantilena que no tempo deles é que era, cantava-se o hino na escola, muito respeitinho pela nação... mas depois esquecem-se de tratar a bandeira como deve ser. :S
Beijo.

Lowprofile disse...

É lamentável a forma despreocupada e desmazelada com que as pessoas usam a bandeira nacional! Uma vergonha :(

Lowprofile disse...

haviam mesmo de passar multas, mesmo que simbólicas para que as pessoas tomem consciência!

Sol disse...

Isto também acontece por desconhecimento Lowprofile!! Muita gente continua a não saber que existem estas regras; não têm noção sequer!!

poca disse...

gora é uma das muitas alturas.. em que a lei... não interessa nada!

sónia disse...

Inspectores! Do ambiente! Daqueles que o sr. Ruas quer que sejam afugentados à pedrada! ;)

Sol disse...

Eheheheh. É só malucos!!!

bonifaceo disse...

Sol, mesmo que se desconheça todas essas regras, caneco, um gajo com o mínimo de brio pelo menos tira a bandeira quando esta já estiver toda miserável.

Sol disse...

Com isso também concordo, Boni!! ;)