sábado, 4 de fevereiro de 2006

Blogo-mania II

Há pessoas que não entendem porque é que determinados autores de blogs se mantêm no anonimato.
Eu passo a explicar. As minhas razões:
Criei um blog (quase) anónimo pela vontade de escrever. Sobre experiências, banalidades, vivências também. Para partilhar quereres, medos, gostos, emoções.
Acho que tem a ver com o lado voyeurista que se esconde em cada um de nós (aplicado também ao contrário).
E esta sensação de retorno, de resposta, não seria possível se escrevesse só para mim... E é tão positiva, acho, esta forma de comunicação...
Por outro lado, mantenho um blog (quase) "secreto" pela liberdade em que o anonimato me protege. Porque se a minha identidade fosse sabida, não seria tão eu. Seria mais tímida. Estaria mais condicionada. Limitada. Enclausurada pela visita de pessoas que sabem quem eu sou (e não é esse o meu objectivo).
São estas as minhas razões.
Que considero justificadas.

8 comentários:

digoeu disse...

quando publicas significa que "aguentas" e "queres" que o público leia.Na plateia pode estar o teu amigo sentado ao lado da tua tia-avó, que não entende nada relativamente às liberdades da ficção...um nick é a cara primeira, sempre há um distânciamento face ao nome e pessoa com b.i.
;)

maria disse...

eu tb acho que o facto de não sermos identificados nos permite escrever as coisas o mais cru possível. Não sei se é essa a essencia do meu blog, mas gosto de pensar que escrevo o mais abertamente possível, sem barreiras e sem tabus...

Seamoon disse...

E bem justificadas...

fiona bacana disse...

N tens de justificar...um blog é parte de uma persona. Um exercício de auto-descoberta q, por whatever reasons, n fazemos no dia-a-dia. N acho cobardia, acho...essencial.

Sol disse...

Não foi uma justificação. Foi uma explicação do meu ponto de vista!!

Elentári disse...

Concordo contigo, o facto de não te identificares (presumo então que das pessoas que aqui comentam nenhuma te conheça) ajuda a que possas ter um tipo de escrita mais desinibido. No meu caso, quase toda a gente que vai comentar me conhece e sinto que isso faz com que o meu blogue seja mais "tímido".

Sol disse...

Presumes bem Elentári! ;)

bonifaceo disse...

Também concordo sol, embora eu por acaso se lá calha alguém conhecido saiba logo que sou eu devido ao nick que usei no tempo do mIRC e por vezes no messenger. E tem lá o meu nome verdadeiro e email...
Beijo.