segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

"Jogo de Espelhos"...

... é o nome de uma reportagem de Margarida Metello, que a RTP transmitiu na 6ª feira passada (obrigada RTP; afinal ainda existem programas telivisivos de verdadeiro serviço público). A citada reportagem versava sobre a morte de Gisberta, atirada a um poço depois de ter sido espancada, no dia 22 de Fevereiro. Por um grupo de 13 menores.

Fiquei a saber um pouco mais sobre a vida de Gisberta, desde o tempo em que saíu do Brasil até ao seu auge, na década de 80. E, a partir daí, a sua dura decadência.

Fiquei a saber um pouco mais do B.I. destes jovens: pais alcoólicos, mães prostitutas e/ou toxicodependentes, maus tratos, falta de amor, etc., etc.

Compreendi porque é que aqueles jovens se comportaram assim, segundo os entendidos: eles fizeram aquilo que com eles, as pessoas que mais os deveriam ter respeitado (os pais) fizeram: maltraram-nos, desrespeitaram-nos, magoaram-nos. E fizeram aquilo a quem podiam ter feito: a alguém mais frágil do que eles, a alguém que deveria ser banido da sociedade, tal como eles. No fundo, a eles próprios. Daí o nome da reportagem...

Triste, não é?

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei o comment.. e nao sei se es aluna de servico social (como eu) que trabalho com esses jovens q ouviste na entrevista e digo-te que essa é uma das causas do problema... nao que desculpe, mas é a realidade ** parabens

Sol disse...

Não sou aluna de Serviço Social... Mas tento compreender. Obrigada.