terça-feira, 21 de novembro de 2006

(Sobre)vivência

Tenho conhecido pessoas que têm um qualquer problema com a vida. Ou com elas próprias. Porque estabelecem padrões tão altos de vivência que depois acabam por nada viver. Porque nunca nada está bem. Porque têm aquela ideia de que as coisas só acontecem aos outros ou só acontecem aonde os outros estão. E este espírito de auto-comiseração cansa-me!! Este ai que eu sou tão coitadinho arrelia-me para além dos limites da minha paciência (e eu já tive muita... vai-se esfumando com o tempo...).
Já tentei ajudar pessoas assim. Tentei mostrar-lhes que não nos acontecem coisas boas se andarmos sempre a procurá-las, insistentemente, ferozmente, como numa corrida em que queremos ultrapassar em primeiro lugar a meta. Já tentei explicar que a felicidade ou, de uma forma mais comedida, o bem-estar, parte de nós, não nos aparece qual fada dos dentes num sonho de criança. Já insisti no facto de que quem nada procura mais facilmente acaba por encontrar.
Desisti!! Porque cheguei à conclusão de que este tipo de pessoas não quer, verdadeiramente, ter uma vivência serena e tranquila. Alimentam-nos os filmes de depressão...
Desisto!! Sejam muito infelizes então!!

7 comentários:

jomaolme disse...

O que se semear, colhe-se. Se se semear bem, mais cedo ou mais tarde o bem voltará. Ser-nos-á retribuido. É preciso viver a vida com serenidade e esperar pelos frutos sem forçar nada.

Beijokas

sónia disse...

Há sempre um lado bom em qualquer coisa - típico dos portugueses - e bem verdadeiro! O problema é quando o ruído não nos deixa vislumbrar esse lado bom...às vezes é difícil ser optimista! Mas há que procurá-lo sempre!

Elentári disse...

Adorei este post! Mesmo.
Pus um link nos "caracóis da marina". Amei a última frase!

Parabéns pelo teu blog!

Elentári disse...

(um aparte: não gosto muito da expressão "amei". Irrita-me tê-la usado. Não ficava bem se não acrescentasse este pequeno apontamento.)

Ísis Osíris disse...

e eu vim cá directamente dos caracois. às vezes, acho que todos nós temos um bocadinho desta maneira de olhar para as coisas... eu tenho! mas não tenho sempre. será que há pessoas que têm sempre?

Sol disse...

Obrigada Elentári!Eu gostei do amei!! :) Mas gostei ainda mais do apontamento!

Eu conheço pessoas que são assim sempre Isis!! Ainda bem que a ti só te acontece às vezes!! :) Como de resto, a todos nós...

Anônimo disse...

Há pessoas que não querem ser ajudadas pela simples razão de acharem que pelo facto de serem "coitadinhas", o resto do mundo vai ter pena delas e lhes vai dar mais atenção. E gostam de viver assim!
E para mim não há nada pior que o sentimento de pena.

Gostei do teu post. :)