quinta-feira, 3 de agosto de 2006

SUDOESTE

«O Sudoeste chega à décima edição e é o maior festival de música moderna de Verão em Portugal. Esperam-se entre 25 mil e 30 mil pessoas em cada um dos quatro dias, de hoje até domingo. Mas quantos estarão lá apenas para o campismo, a praia e alguns dias com os amigos, sendo a música um factor acessório?
Na sexta-feira, 8 de Agosto de 1997, um palco português recebeu um alinhamento de quatro bandas: Entre Aspas, Urban Species, Veruca Salt e Blur. Nada de especial no facto, a não ser que se tratava do primeiro dia da primeira edição de um festival chamado Sudoeste. E que hoje comemora a sua décima edição, sempre na Herdade da Casa Branca, Zambujeira do Mar, Odemira.
Dez anos após um começo singelo - um palco, três dias, 24 concertos -, o (este ano) SWTMN 10.º Festival Sudoeste é actualmente o maior festival de música moderna em Portugal.
Entre hoje e a madrugada de segunda-feira são esperadas no litoral sul-alentejano entre 100 mil e 120 mil entradas (muitas pessoas vão a mais do que um dia), número que Álvaro Covões, uma das duas cabeças (com Luís Montez) da produtora de sempre do festival, a Música no Coração, considera ser o intervalo que garante um mínimo de conforto para os espectadores. Preços: 40 euros o bilhete diário, 70 o passe de quatro dias, com direito a acampar. Em 1997, um bilhete para todo o festival custava 6 mil escudos, ou seja, 30 euros.
Quanto a concertos, serão quase 70, divididos por três palcos que estarão em actividade simultânea. Para a edição de 2006, e com as indicações disponíveis à hora de fecho desta edição, as expectativas são boas, a fazer fé nos muitos milhares de campistas que já enchiam o parque de campismo contíguo ao recinto dos espectáculos.
O Sudoeste não foi o primeiro festival do género: tinha antecedentes corajosos como Vilar de Mouros, e mesmo, também da Música no Coração, o Super Bock Super Rock, que ainda se mantêm.

A aventura do isolamento

Mas o que separou o Sudoeste destes irmãos mais velhos foi o facto de se realizar num local perfeitamente deslocado de qualquer roteiro cultural, a grande distância de grandes aglomerados urbanos.
Foi uma aventura, como contou Álvaro Covões há uns anos. "Na noite anterior ao começo do [primeiro] festival, numa noite de céu estrelado, eu e o Luís Montez subimos ao palco... Olhámos em redor e recordo-me de lhe ter dito: "Nós somos loucos! O que é que estamos aqui a fazer, no meio do nada, neste fim do mundo?".
Mas a aposta na Herdade da Casa Branca, a poucos quilómetros do mar, foi ganha. Porque integrava uma mais vasta tendência europeia para as migrações das tribos urbanas para zonas exógenas. Factores como a distância deixam de ser condicionantes para serem atractivos: não custa fazer algumas centenas de quilómetros, porque se está em convívio no meio da natureza.
Ao longo dos anos, a Música no Coração tem tratado da herdade durante 51 semanas, para que durante uma semana esta esteja em condições para receber as milhares de pessoas que por lá passam. Espectadores, claro, mas também os artistas e suas comitivas, técnicos, forças de segurança e saúde, jornalistas, vendedores. E muitos destes são simultaneamente campistas.
A outra entidade responsável é a Câmara Municipal de Odemira, o vasto concelho onde se situa a Freguesia da Zambujeira do Mar. Para a autarquia, é uma parceria que traz vantagens: projecção do nome a nível nacional e internacional, integração num roteiro de grandes festivais, e entrada de verbas através das dormidas, restauração e lojas de venda de mantimentos, disse ontem Carlos Oliveira, vereador da Câmara de Odemira responsável pelo festival.

Praia ou música?

O festival chega à décima edição, sem interrupção, mas o balanço final é uma incógnita num ano em que tem havido iniciativas musicais em Portugal com resultados muito abaixo do esperado, entre os quais algumas da Música no Coração - lembremos o Hype@Tejo, descendente do @Meco, que tinha como objectivo a aposta nas novas tendências de dança e electrónica e que teve no Terrapleno de Santos a 8 de Julho pouco mais de 2000 espectadores.
Ou seja, saber se o modelo tradicional de festival de Verão se mantém e qual o equilíbrio entre "cartaz" e "público".
Se antigamente quem ia ao Sudoeste ia essencialmente pela música e pelos artistas que queria ver, agora a proporção inverteu-se, e são mais os que dizem que vão até à Zambujeira pelo lazer. E aqui a Herdade da Casa Branca tem uma localização privilegiada, quer física, quer temporal - na primeira semana de Agosto a esmagadora maioria dos portugueses está de férias.

Não há efeito "arrastamento"

Assim, e num festival por onde já passaram nomes grandes como Oasis, Marilyn Manson, Korn e Cure, na área do rock, passa-se agora para um alinhamento que privilegia os sons mais virados para a dança - o que se nota, aliás, no atraso dos horários dos concertos, que vão terminar regularmente às três ou quatro horas da manhã -, para o reggae. E sem nenhum nome enorme, que tenha um efeito de arrastamento, resultado, em parte, da mudança de dias do festival de Benicassim, em Espanha, que regularmente se realizava também nos primeiros dias de Agosto.
Daqui a quatro dias se fará as contas às comemorações desta primeira década do Sudoeste. As faixas etárias continuam a alargar-se (vão os jovens, mas também os trintões e quarentões com os filhos), o gosto pelo local e as condições mantêm-se. Falta perceber o peso das mudanças do factor cartaz.»


Eurico Monchique in PÚBLICO

Nenhum comentário: