domingo, 1 de julho de 2007

Coisas de gajas

É conversar no Messenger com uma amiga que está longe e, quando nos despedimos, dizermos lamechices típicas do sexo feminino (de que eu gosto) e enviarmos um coração!

9 comentários:

cuscavel disse...

Sol, "coisas de gajas"?! Isso parece-me uma divisão homens/mulheres...

Sol disse...

Não concordo. Para mim são coisas de gajas porque só troco mensagens deste tipo, especialmente com corações no fim, com as minhas amigas. Não sei se os homens o fazem. Só por isso é que uma coisa de gaja: só posso falar da perpectiva que conheço.

cuscavel disse...

"típicas do sexo feminino" não se refere só a ti e às tuas amigas, sol, mas a todo o sexo feminino. E é aí que está a divisão... ou não é?

Sol disse...

Talvez... mas vejo isto como uma constatação, ou seja: imagino que a maioria de nós troque mensagens deste género, ao contrário dos homens. Acho uma atitude tipicamente feminina. Da minha experiência e contacto, enquanto mulher, com mulheres e homens. O que eu digo no post anterior é:
" (...) sou contra o feminismo ou o machismo, ou qualquer outro estereótipo que divida homens/mulheres".
Não considero a observação que fiz como uma forma de feminismo/machismo ou um estereótipo, mas apenas uma característica que nos diferencia dos homens (isto dava um tratado!)
Embora, claro, sempre com a ressalva de que não há regra sem excepção!

cuscavel disse...

Estereótipo
fig.,
opinião preconcebida, difundida entre os elementos de uma colectividade;

lugar-comum;

chavão.

Machismo
s. m., neol.,
atitudes ou modos de macho;

ideologia segundo a qual o homem domina socialmente a mulher;

subalternização da mulher.

Feminismo
do Lat. femina


s. m.,
sistema que preconiza a igualdade de direitos entre a mulher e o homem;

Sol disse...

Em relação a:


Machismo - No objecto desta discussão, em nenhum momento se alude à subalternização ou domínio do homem sobre a mulher, nem à presença de atitudes de macho. Falei numa atitude que considero tipicamente feminina.

Feminismo - Muito menos se poderá falar de igualdade de direitos quando os direitos não estão presentes.

Estereótipo - O que aqui discutimos é a minha opinião, não difundida entre os elementos de uma comunidade (tão pouco é um chavão ou um lugar comum).

cuscavel disse...

Sol, no post anterior recusavas qualquer coisa que diferenciasse os sexos e, nesse registo, equiparaste feminismo a machismo. Imediatamente a seguir, fazes um post sobre coisas que as gajas fazem (e não as pessoas, mas as gajas) – divisão homem/mulher. Ainda dizes que são tipicamente femininas (não tuas e das tuas amigas, mas de todo o sexo feminino). Ou seja, tens o conceito prévio de que esses são comportamentos tidos pelas mulheres - estereótipo (que mesmo contendo excepções, não deixa de ser estereótipo). Continua a parecer-me contraditório. Só isso.

Mas não quero ser chata :)

Sol disse...

Não estás a ser chata, tens a tua opinião! Mas eu continuo a achar que o meu comentário não é um estereótipo, apenas uma conduta predominantemente feminina (e não de todo o sexo feminino). Esteriótipo é, por exemplo: Mulheres brincam com bonecas, homens com carros; profissão de mulher é manicure, homem é mecânico. Isso é que são, para mim, estereótipos. Que se distinguem de características que predominam num ou noutro sexo. Porque não podemos ter a pretensão de achar que homens e mulheres são estruturalmente iguais.

Elentári disse...

Aparte isso tudo, a amizade é linda, e os bonecos do msn ajudam muito a ilustrá-la, isso é verdade!