quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Desencontros

Quando a Cristina me ligou para tomarmos um café, não estranhei. Disse-me que queria falar de algo novo na sua vida. Algo a que não estava habituada. Apaixonada? - perguntei (é engraçada esta tendência de se pensar que sempre que há novidades há romance no ar). Não. E não foi um não com risinhos ou com um não sejas tonta, nem com emoção na voz. Foi um não firme. Percebi. Que não. Mas estás bem? Sim, estou óptima, só quero trocar impressões sobre um assunto que me faz confusão.
Tomamos café. Bebi uma água.
Fui com o Jorge jantar com o pessoal. Estavam a Cátia, a Raquel e o seu eterno namorado de berloques, o João, o Carlos e o Valentim.
Sim, e então?
Então que depois do jantar saímos. Fomos ao Clube 4. Tu sabes, beber um copo e dançar. E supostamente conversar.
Porquê supostamente? Não conversaram? Sim, sim, era exactamente sobre isso que te queria falar. Acho que não consigo voltar a sair com eles.
Bolas Cristina, porquê?
Sabes que me senti uma estranha durante toda a noite? A estranha diplomata. A que tentou conversar com este e aquela, a que disse piadas... Até meti conversa com o namorado da Raquel!!! E tu sabes que eu detesto gajos de berloques!!!
Mas porquê?
Porque se junta um grupo de supostos amigos, para uma suposta noite divertida, e o que encontro é um conjunto de pessoas separado por teias de protecçao invisíveis... Percebes o que te quero dizer? Cada um de pé atrás com o outro. A observar o outro. A desconfiar do outro. A pesar cada palavra, cada sorriso, cada passo de dança. Passei-me!!!
Passo uma semana a trabalhar, controlada por mim, pelos chefes, pelos colegas... e quando saio no fim de semana, para me divertir, supostamente com amigos, sinto-me exactamente assim??
É, Cristina, já o senti. É o que costumo chamar de pobres adultos pequenos! Começam a trabalhar e tudo é um eventual alvo. A evitar ou a abater.
Mas Susana!!! Porquê??
Não te sei responder. Só sei que acontece. Já o vi!!!
Mas não com todas as pessoas, espero...
Não, com todas não.

2 comentários:

Rainha das cores disse...

é triste, mas bem verdade. ha pessoas tealmente assim, que causam mal estar, e que se devem por com a merecida distância! Más energias bem longe, por favor!
ja não fazia uma visita há uns tempos...aproveitei para pôr leituras em dia ;) bjinhos!

fiona bacana disse...

numa tese de doutoramento perto de si...o q morre no jovem adulto quando acaba o curso? aceitam-se apostas!