sexta-feira, 26 de junho de 2009

Perguntinha

Não existirá nenhuma alminha caridosa que ofereça um curso de Inglês ao David Fonseca?

Da série: Os filmes da minha vida



Drama/Comédia

EUA/1999

Realizador: Sam Mendes

Elenco: Annette Bening, Chris Cooper,

Kevin Spacey, Mena Suvari, Thora Birch

Michael Jackson


(1958-2009)


Vi-o em Alvalade no já distante ano de 92, no único concerto que deu em Portugal.
Tinha 17 anos e fui quase arrastada (consequência de uma desistência de última hora de uma amiga da amiga) porque, na altura, não me ficava nada bem ir ver Michael Jackson (eu cá gostava era de rock e aquele concerto podia manchar a minha reputação).
Mas fui. Fui e fiquei deslumbrada com o espectáculo, a voz e a forma primorosa como aquele homem dançava. Lembro-me, sobretudo, do fim do espectáculo, em que ele saiu do palco a voar numa cadeira, algo a que assisti de olhos esbugalhados porque nunca tinha visto nada assim (nem tão pouco voltei a ver).
Independentemente da merda de pessoa que pudesse ser, era um gigante da música e da dança, quer se goste ou não. E era também daquelas pessoas com quem crescemos que imaginamos imortais. Afinal não era.

quinta-feira, 25 de junho de 2009


O rapaz do pijama às riscas

"Um rapaz de oito anos, Bruno (Asa Butterfield) é o protegido filho de um agente nazi (David Thewlis) cuja promoção leva a família a sair da sua confortável casa em Berlim para uma despovoada região onde o solitário jovem não encontra nada para fazer nem ninguém com quem brincar. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe (Vera Farmiga) para não explorar o jardim, por detrás da casa, e dirige-se à quinta que viu ali perto. Nesse local, Bruno conhece Shmuel (Jack Scanlon), um rapaz da sua idade que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado. O encontro de Bruno com este rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia. Os repetidos e secretos encontros com Shmuel desaguam numa amizade com consequências inesperadas e devastadoras."

Realizado por Mark Herman, em 2008, é um filme que, não sendo brilhante, nos fica na memória. O final é duríssimo (sem ser lamechas), fazendo-me chorar baba e ranho.

Estes têm sido dias cheios. De euforia, danças e risos. De maluquices e lágrimas. De entregas e descoberta (dias que passam a correr sem me deixar tempo para as rotinas).

Estes têm sido dias grandes. De mimos e músicas e alegria. De madrugadas e de ver o sol nascer.

Estes têm sido dias de noites pouco dormidas.

Estes têm sido dias felizes.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Da série: Os filmes da minha vida


Drama
Dinamarca / Suécia / França/Noruega/
Holanda / Finlândia / Alemanha / Itália/
Japão / Estados Unidos / Inglaterra/ 2003
Realizador: Lars Von Trier
Elenco: Harriet Andersson, Lauren Bacall,
Nicole Kidman, Paul Bettany




Constatações LXXIII

Adoro receber o subsídio de férias.
Detesto não resistir a todas as roupinhas e sandálias e brincos e óculos e cremes e carteiras e livros e coisas lindas e maravilhosas que se vendem por aí e que nos gritam, quando lhes passamos ao lado, compra-me, compra-me!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Hoje sinto-me assim...




Há surpresas más, boas e assim-assim.
E há surpresas maravilhosas.
Obrigada.

Constatações LXXII

Na entrevista de ontem, José Sócrates quase que me fez chorar com aquele tom sussurado e aquela voz melada polvilhada com canela. Só raramente saíu daquele registo (quando se esquecia), mas muito rapidamente voltava ao novo estilo.
Será que Sócrates pensa que esta mudança falsa e supersónica convencerá os portugueses a votarem nele no final do ano ou os portugueses serão estúpidos ao ponto de se deixarem convencer?

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Santos impopulares

Para mim a noite de Santo António foi o mesmo que correr uma maratona. Tudo porque há sempre um esperto que convence a manada de que Alfama é já ali.