quinta-feira, 21 de maio de 2009


6 comentários:

António Conceição disse...

E por que são estes olhos melhores do que os olhos realistas?

Sol disse...

Porque olhos optimistas analisam situações de uma forma positiva e, logo, "retiram" benefícios de coisas menos boas.
Porque os optimistas vivem melhor do que os realistas e ainda melhor do que os pessimistas.
Porque a forma como lidas como as coisas é-te retribuída da mesma forma.

António Conceição disse...

Em absoluto desacordo. O pessimistas são os únicos que podem ser agradavelmente surpreendidos.
Pense-se, por exemplo, num aluno que tira dez num exame. Se ele for optimista, pensa que vai tirar 16 e, quando vir a nota sofre uma tremenda desilusão. Ao contrário, o pessimista pensa que vai chumbar e vai ficar todo contente por ter passado. O optimista é, pois, um infeliz que vive momentaneamente num mundo de ilusões.

Sol disse...

Em absoluto desacordo também, por vários motivos:
1. Partindo do pressuposto que optimista e pessimista sabem a matéria na mesma medida, há uma grande probabilidade do optimista tirar uma melhor nota porque o pessimista tenderá a ter uma pior prestação.
2. O optimista não vai ter uma tremenda desilusão, exactamente porque é optimista; irá concerteza esforçar-se para que na próxima lhe corra melhor. Além de que nenhum optimista que tenha feito uma prova de 10 vai pensar que vai tirar 16, ou seja, isso não tem a ver com optimismo, tem a ver com falta de noção da realidade, e os conceitos não se podem misturar.
3. Sou optimista, feliz a maior parte do tempo, sempre com os pés bem assentes no chão.

Concluindo, um optimista não é uma pessoa com sonhos utópicos mas sim uma pessoa que consegue retirar, de acontecimentos menos bons, ilações positivas. Penso sempre que, quando uma coisa menos boa me acontece, ela tem uma razão de ser; posso não saber o quê no momento mas, grande maioria das vezes, venho a percebê-lo mais tarde.
Um pessimista vai, antes acomodar-se, e usar a típica desculpa para não agir, do tipo, estas coisas só me acontecem a mim.

António Conceição disse...

Contesto:
O seu ponto 1 não tem o mais pequeno fundamento. É uma fezada muito propalada pelos aberrantes programas da senhora Oprah e pelo abjecto livro "O segredo", mas não tem qualquer fundamento. Aliás, foi esse optimismo todo que gerou a imprevidência que nos mergulhou na crise em que estamos. "Há que ser optimista e ter confiança, gastemos hoje a crédito sem poder, que o amanhã há-de ser melhor e haveremos de conseguir pagar" - foi a filosofia dominante que nos conduziu ao actual desastre.

Sol disse...

Não gosto da Oprah e recuso-me a ler "O Segredo" porque acho que aquilo é uma chachada, que em nada se relaciona com optimismo mas antes charlatanismo. E continuo a não concordar com o que defende em relação à crise, especialmente "Há que ser optimista e ter confiança, gastemos hoje a crédito sem poder, que o amanhã há-de ser melhor e haveremos de conseguir pagar" porque, uma vez mais, se está a designar de optimismo algo que nada tem a ver com ele. Inconsciência talvez?
P.S: Continuo a defender o meu Ponto 1.