segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Sobre os Oscares (II)

O melhor filme estrangeiro é obrigatório de se ver. "A vida dos outros", filme alemão realizado por Florian Henckel Donnersmarck, sobre as actividades da STASI (a polícia secreta da ex-Alemanha oriental), é um daqueles filmes que me fez ficar na cadeira do cinema para além do filme acabar. A olhar para o ecrã mas sem o ver. Simplesmente a digeri-lo. A degustá-lo.

Sobre os Oscares (I)

Adormeci às três da manhã. Antes de que qualquer coisa de verdadeiramente interessante tivesse acontecido.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Hoje este blog movimenta-se ao som de...


BLASTED MECHANISM

...

As palavras seguintes constam de um texto escrito por um jovem de 26 anos:

1. Prontes
2. Esperção
3. Sedutoura
4. Xatiada
5. Degote
6. Jentil
7. Possas
8. Avia
9. Ó não
10. Perçebi
11. Menssajem
12. Fumu
13. Ódepois
14. Trajos
15. Xoras

Tradução:

1. Pronto
2. Expressão
3. Sedutora
4. Chateada
5. Decote
6. Gentil
7. Poças
8. Havia
9. Ou não
10. Percebi
11. Mensagem
12. Fumo
13. Depois
14. Trajes
15. Choras

Prontes!! E assim se vai falando e escrevendo em português.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Hoje sinto-me assim...


Relatividade

s. f.,

qualidade ou estado do que é relativo;

contingência;

condicionalidade;

É um conceito com o qual me tenho deparado variadíssimas vezes. Porventura um dos mais presentes na vida. Porque tudo é tão relativo... O que é de determinada forma hoje será diferente amanhã. E já havia sido diferente antes. O que já foi preto é branco. Ou de outra cor qualquer.
Impressiona-me a relatividade da mente humana. Das sensações. Do tempo. Das formas de se ser e querer ser. Das emoções. Do espaço. Dos conceitos.
Impressiona-me, sobretudo, a relatividade da própria relatividade. Que, para mim (lá está a relatividade novamente) é difícil de explicar. Ou talvez não...



segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

E se as lágrimas me fogem assim é porque nelas encontro

o conforto de te sentir sempre comigo...

Apontamentos televisivos

1. Ontem vi pela primeira vez (parte) do Hora H, do volta-que-estás-semi-perdoado-Herman. E gostei. A fazer-me lembrar um pouco o Tal Canal. A voltar a fazer-me rir. Como não me ria desde o Herman Enciclopédia. Aguardo novos episódios para confirmar. Um senão: a falta do Monchique.

2. Nunca pensei ouvir o André Sardet a cantar "A minha sogra é um boi", dos Mata-Ratos, na televisão. Mas ele fê-lo (no Diz que é uma espécie de magazine), com a letra alterada para qualquer coisa como "A progenitora da minha esposa é um bovino". Admirei-lhe a ousadia e fiquei a simpatizar mais com o moço.

3. Um outro programa a ver com frequência é Um prazer dos diabos (na SIC Mulher, às 4ªas., pelas 22h30m, com várias repetições), mais ou menos definível como de crítica humorística sócio-política. Gosto especialmente da Inês Meneses: tem o tipo de humor sarcástico e irónico do qual sou fã.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Quando voltaste questionei-te porquê. Se por cansaço ou por dever. Se por desejo ou, simplesmente, porque já não tinhas nada a dar. Fugiste-me à questão. Fugiste-me ao olhar. Desculpaste-te por entre frases feitas nas quais não acreditei. Mais tarde, bastante mais tarde, confessaste-me que voltaste por cobardia. E que era a cobardia que te impedia de voltar a partir.
"As coisas mais belas

são ditadas pela loucura

e escritas pela razão."


André Gide

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Constatações XIV

Trabalhar ao som de música clássica sabe muito bem.

Irritações do quotidiano*

(* Subtítulo: Ou deixa de ir comprar frango)

Há atitudes nas pessoas que, por vezes, conseguem irritar-me verdadeiramente. Ontem dirigi-me a um hiper para comprar um frango no churrasco. Chego, tiro a senha da praxe e ando para lá, do género ver montras, enquanto espero que saia a nova fornada (uma seca, portanto!). Quando faltam cerca de três números para chegar a minha vez aproximo-me do emaranhado de gente que está praticamente em cima do balcão. Finalmente chega a minha vez e lá vou eu a furar dizendo com licença, com licença. Conclusão: todas aquelas pessoas esperando ansiosamente coladas ao balcão estavam depois de mim. GGggrrrr, nervos! Será que pensam que serão servidos mais rapidamente por estarem mais próximos dos frangos? Mais à frente? Enfim...

Outra sensação parecida (ou seja, de grande irritação), ocorre-me quando estou numa fila à espera de algo. Porque é que as pessoas se colam a nós? É para andarmos mais rápido? Ou para nos pressionarem a colar-mo-nos ao próximo numa atitude de intimidação? GGGrrrr, nervos! Muitos nervos...

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Este blog encontra-se em expansão internacional


Sim, sim!! Com visitas do Brasil, EUA, China, Perú, Suécia,

Luxemburgo, Irlanda, Costa Rica e Roménia!!

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Hoje acordei...

e senti que o meu país

é mais verdadeiro.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Fresquíssima

Abriu ontem, em Aveiro, a primeira smart shop da Europa (para além da Holanda, claro), que se chama de Cogumelo Mágico e vende drogas legais.
Por lá podem encontrar "erva sálvia, pronta para ser fumada ou vendida em extractos para fazer chá, kits para cultivo de cogumelos «mágicos», cápsulas de produtos naturais com princípios alucinogénicos (designadas happy-caps), cactos que contêm mescalina (uma substância alucinogénica), e chá de erva ayahuasca, «que junta duas plantas que são dos alucinogénicos mais potentes no mundo»".
Peço desculpa perante a desilusão de muitos mas não, não sei a morada. Vão ter mesmo de procurar!!

Sinto-me elogiada quando me dizem:

"Foste a única pessoa que te dignaste a ouvir a outra versão."

Lindo...


ARQUEÓLOGOS DESCOBRIRAM EM ITÁLIA

OS ESQUELETOS DE UM CASAL

QUE FOI ENTERRADO ABRAÇADO.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Agenda


Passeio Marítimo de Algés

8 de Junho: Pearl Jam
9 de Junho: Smashing Pumpkins
10 de Junho: Da Weasel e Beastie Boys

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Ainda sobre o futebol

Primeira página do jornal Record de hoje: "E até Scolari comemorou os golos ao Brasil". Heellloooooooo!!!! Estar-se-ia à espera de que atitude, afinal?

terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

Conversas de café

Diz um português para um brasileiro, após o 1º golo de Portugal no jogo entre Portugal-Brasil (ou terá sido Brasil-Portugal? hoje não estou com muitas certezas, já se vê!!): «Oh, oh, isto é que é saber jogar!! Quem levou o futebol para o Brasil foi o Pedro Álvares Cabral.» Ah pois é!!