"A cruzada antitabaco, que já soma razoáveis vitórias, afunda-se no ridículo de querer rever a história e a arte. Do zelo pela saúde passa-se à censura aberta".
Nuno Pacheco, PÚBLICO, 23-08-2006
Primeiro foram as campanhas ditas chocantes e as frases presentes nos maços de tabaco a dizerem-me que vou morrer se continuar a fumar (e se não continuar, será que me vai ser oferecido um elixir da juventude eterna?).
Depois as proibições de fumar em espaços públicos (fumem muito, fumadores do nosso país em restaurantes e bares e discotecas que essa liberdade está quase a acabar!!).
Seguidamente, e qual bola de neve, começo a ser olhada de lado por não fumadores, desconhecidos ou colegas de trabalho, por levar um cigarro à boca e degustá-lo com prazer. HHuummm, cancro da sociedade a poluir o nosso ar puro, pensam estes moralistas da vida saudável!!!
E as organizações de nome mundial (claro, sempre a começar pela Saúde) a não contratarem fumadores (aqueles viciados!!).
Finalmente, os desenhos animados "Tom & Jerry" serão reeditados na Grã-Bretanha para suprimir as cenas em que os personagens aparecem a fumar, por serem as mesmas consideradas "inapropriadas" para crianças, segundo queixas da entidade local reguladora da televisão. Lá andarão os funcionários dessa nobre entidade a visionar todos os episódios do "Tom & Jerry" da minha infância para, zááss, cortarem todas as cenas em que qualquer boneco apareça a fumar! Podiam aproveitar e visionar também as séries infantis que passam nas televisões hoje em dia. É que as ditas também contêm muitas cenas "inapropriadas", especialmente para a saúde mental das crianças que as acompanham.
E a seguir, o que virá? Fecharem-nos em casas de tratamento, qual toxicodepedentes da vida moderna? Brigadas anti-tabaco nas ruas munidas de cacetetes sempre prontos a darem uma paulada a um fumador compulsivo?
Enfim, já não há paciência. E vou à minha vidinha.
FUMAR UM, DOIS, VINTE CIGARROS!!!