segunda-feira, 30 de abril de 2007

Hoje sinto-me assim...*


* Sub-título:

O feriado de amanhã vai

saber-me tão bem...

Perguntinha

Já tentei aceder a mais do que um blog quando, de repente, sou impedida pela seguinte mensagem: "This blog is open to invited readers only." Pergunto-me porque é que alguém cria um blog ao qual só um grupo restrito pode aceder. Será para criar uma espécie de Maçonaria Bloguística?

Modas?

Não sei que era é esta em que vivemos. Não sei se vivemos num tempo em que os raios ultra-violeta andam a provocar efeitos muito nefastos à generalidade das pessoas. O que sei é que anda meio mundo deprimido. Ouço relatos de pessoas que têm alguém da família ou determinado amigo que esteve, está ou está prestes a ter uma depressão. E esse meio mundo move-se a anti-depressivos e afins que os mantêm numa suave ignorância relativamente a si mesmos. Não consigo compreender... Não sou diferente da generalidade das pessoas mas, que me lembre, não tive nenhuma depressão. E enfrento os mesmos problemas, as mesmas rotinas, as mesmas quezílias do dia a dia. Porque todos nós, de uma forma ou de outra, passamos por situações menos boas. E já compreendo perfeitamente as pessoas que têm depressões justificadas, porque somos humanos e há coisas muito fortes que o nosso corpo e mente não estão preparados para suportar.
Mas, o que pretendo com isto dizer, é que me parece existir uma moda da depressão. Ai, a minha vida está tão monótona. Vou é ficar com uma depressão. Estou farto de uma vida serena e sem grandes rombos. Vou é ficar deprimido.
E não pretendo, jamais, fazer juízos de valor sobre quem tem verdadeiras depressões. Até porque espero nunca vir a ter uma, que deve doer.
Mas será que em muitas situações não ajudaria, talvez, um pouco de desporto, ocupação de tempos livres e até, quem sabe, um pouquinho de positivismo?



'Cause you give me something...

sábado, 28 de abril de 2007

Constatações XXII

Há pessoas que, na noite, parecem faróis. O espaço à sua volta é minuciosamente perscrutado.

sexta-feira, 27 de abril de 2007

(Mini) conversa

(Entre a filha, que está incumbida de conduzir, e o pai, que a acompanha)

Pai: Então tu entras para a estrada sem olhares para trás, para ver se vem algum carro?
Filha: Ó paaiiii, já ouviste falar de espelhos retrovisores??!? Eles não servem só para as mulheres pintarem os lábios!!!


(Fim de conversa)

Moral:

Nunca deixem que os vossos pais vos acompanhem enquanto conduzem

(pelo menos se for como o meu).

Genialidade















GUSTAV KLIMT

(1862 - 1918)

Divagações

As horas caíam mortas no chão. As beatas mortas no cinzeiro. Tudo o que me rodeava parecia morto. Pelo silêncio, pela penumbra. O candeeiro, com a sua lâmpada quase apagada, parecia estar a morrer. O sofá, já jazia desde há muito tempo atrás. A televisão parecia ter ressuscitado. Mas não muito. A flor solitária no vaso, não sei se estaria a querer morrer se a nascer.
E depois chegaste, e trouxeste no bolso o sol e o aroma a maresia. O sofá saíu daquele estado de letargia. O candeeiro iluminou-se. A televisão apagou-se. A flor desabrochou, lenta mas teimosamente. Entregaram-se àquela doce orgia.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

E porque hoje é 25 de Abril (2)

"Não ser e não ter dão uma imensurável

LIBERDADE".

Janwillemvan de Wetering

E porque hoje é 25 de Abril (1)


Perguntinha

Porque é que socialmente é mais aceitável falar-se sobre sexo do que sobre flatulência?

segunda-feira, 23 de abril de 2007

" A tua alegria é a tua tristeza

sem máscara

e o próprio poço de onde o teu riso emerge

esteve muitas vezes

cheio de lágrimas tuas."

Kahlil Gibran

23 de Abril



DIA MUNDIAL DO LIVRO

Para ti, M.

Batemos com a porta sem sequer nos despedirmos. Porque a raiva que sentíamos, naquele momento, não nos iria deixar dizer nada de bom. Afastamo-nos fisicamente. Afectivamente, acho que nunca o conseguimos fazer. Deixamos a vida continuar com o seu rumo. Incerto, porque sem ti, faltava-me algo. Ainda não to disse mas não é preciso. Tu sabe-lo, como eu sei que contigo também foi exactamente assim.
Abandonamo-nos ao decorrer do tempo, ao libertar de sentimentos incoerentes, negativos, de dúvida e opressão.
E um dia... um dia conseguimos, finalmente, conversar. Com a alma aberta. Timidamente, no início, como que a procurar se o outro continua lá. Rapidamente descobrimos que sim. Continuamos quem somos no vazio por nós deixado.
Não esquecemos o que aconteceu. Porque não é um bom princípio. Esquecer significaria fingir. E sempre fomos demasiado sinceros para isso.
Amanhã vamos estar juntos. Finalmente vamos estar juntos... Senti tanto a tua falta...
Quando chegares, vou simplesmente abraçar-te, forte, e nesse abraço vais sentir tudo o que te quero dizer.

domingo, 22 de abril de 2007

Diário de um Escândalo


Duas mulheres. A primeira comete o erro de se envolver com um aluno de 15 anos. A segunda, apaixonada pela primeira, utiliza este segredo para se aproximar. E manipular. E dar azo aos seus delírios.

Um drama fabuloso, cheio de nebulosidades, profundas e sarcásticas, com Judi Dench a dar uma grande lição na arte de bem representar.

Constatações XXI

As pessoas de que mais gosto são aquelas

que mantêm grande a criança que há em si.

sábado, 21 de abril de 2007

Hoje sinto-me assim...


Imbecilidades

Quem me conhece, ou me lê aqui no blog, sabe que não simpatizo com a nação americana, muito menos com o seu presidente. Quando achava que pior era impossível, ouço a notícia de que existe um "Fim de semana da metralhadora", acompanhada por umas sugestivas imagens, em que um pai dá indicações ao filho que tem ao colo (que não terá mais de 5 anos), de como bem disparar a dita. E ouço ainda um representante do movimento pró-armas a defender que, se os alunos e professores da faculdade onde ocorreu o massacre da semana passada andassem com armas, tal situação não teria ocorrido. Como é que não tínhamos ainda pensado nesta brilhante ideia? Já estou a imaginar: Não, não tenho moedinha para te dar. Então toma lá com um tiro! Não me deixas ultrapassar-te? Toma lá com um tiro!! Ia ser tão divertido...

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Tesourinho caseiro-deprimente

A minha net anda com ligeiros problemas. Enquanto espero que se abra a janela de um blog para que possa comentar, tenho tempo para ir beber água, à casa de banho fazer um xixi, fazer um zappingzinho pelos canais de televisão, fumar um cigarro e tomar um duche (demorado).

Passagens

"Porque será que estamos condenados a ser assim tão solitários? Qual a razão de tudo isto? Há tanta, tanta gente neste mundo, todos à espera de qualquer coisa uns dos outros e, contudo, todos irremediavelmente afastados. Porquê? Continuará a Terra a girar unicamente para alimentar a solidão dos homens?"

Haruki Murakami in "Sputnik, meu amor"

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Coisas de gajas

Há dias, enquanto folheava uma revista de cusquices com duas amigas, cheguei a algumas conclusões interessantes:

1. Todas nós observamos as "celebridades" ao pormenor. Não escapa nada.

2. O Simão Sabrosa é uma pessoa de que a maioria não gosta. Aquele ar de menino enjoado da mamã não agrada.

3. Simpatizamos com as mulheres lindas e maravilhosas, desde que tenham classe (do género, Nicole Kidman, Michelle Pfeiffer, Charlize Theron).

4. No entanto, desdenhamos as sem sal (de quem, talvez, Victoria Beckham seja a melhor representante).

5. Apetece-nos esmurrar as que são vulgares, sem ponta por onde se lhes pegue: Christina Aguilera, Beyoncé, Pamela Anderson... No fundo, acho que por acharmos que elas não têm nível para estarem onde estão. Nós faríamos muito melhor figura!

6. Detemo-nos muito mais com mulheres do que com homens (defeito de fabrico).

7. Simpatizamos com o príncipe Harry, porque sabemos qual a sensação de apanhar bebedeiras que envergonhariam Baco. Só temos a sorte de não sermos famosas, nem termos sido fotografadas nesses momentos.

Banda sonora para...


... quando preciso de muita energia...
José Cid afirmou, numa entrevista, que é contra
a homossexualidade assumida.
Eu, por outro lado, sou contra a parvoíce declarada.

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Constatações XX

O dia da semana de que mais gosto é aquele
em que a empregada o passa na minha casa.

Empatia

de em + Gr. páthos, estado de alma


s. f.,
capacidade psicológica para se identificar com o eu de outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas.

É, porventura, um dos conceitos mais interessantes, se a ele nos quisermos dedicar. Presumo que um psicólogo possa explicá-lo com mais facilidade do que os demais. Eu não. Não sei explicá-lo mas, raras vezes, vivencio-o. Refiro-me à empatia imediata: Conhecemos alguém e sentimos uma qualquer afinidade incompreendida com ela. Há um click, uma química natural que surge não sei porquê.

Há tempos conheci uma pessoa com a qual empatizei imediatamente. E foi recíproco. Porque é que entre duas pessoas, que nunca se viram, surge este sentimento de proximidade cerebral tão de repente? Como é que surge?

A sua beleza resida talvez neste mistério, nesta incompreensão, neste quase nunca... que às vezes se torna real.

domingo, 15 de abril de 2007

Amar-te é querer ir
dormir cedo

para que chegue
aquela paz

que só consigo sentir
no teu peito.

Apontamento(s) televisivos(s)

Fartei-me de rir com o "Diz que é uma espécie de magazine" de hoje. Os gatos demonstram ser corajosos, sem medo de represálias (ou a lutar contra elas, não sei muito bem). Ficou-me um especial carinho pelo Tesourinho Deprimente! Coisa mai linda!!

Passagens

"De uma maneira geral, devo confessar que tenho dificuldade em falar de mim mesmo. Passo a vida a tropeçar no eterno paradoxo do quem sou eu? Claro está que, no que toca a factos concretos, não há ninguém no mundo que saiba tanto sobre mim como eu. Contudo, quando falo a nível pessoal sobre todo o género de factores, desde valores a padrões, as minhas próprias limitações levam-me (...) a escolher e eliminar coisas a meu respeito. Angustia-me pensar que o retrato por mim aqui traçado possa não ser particularmente objectivo. Sempre me angustiou.
Não me parece que a maioria das pessoas partilhe deste tipo de angústias. As pessoas aproveitam todas as oportunidades para falarem de si mesmas com uma sinceridade espantosa. Dizem coisas do género: «Sou de tal maneira franco e honesto que até parece mal», ou então: «Sou demasiado vulnerável e tenho problemas no relacionamento com os outros», ou ainda: «Tenho muito jeito para compreender os sentimentos dos outros.» Contudo, houve muitas vezes em que vi pessoas que se diziam «vulneráveis» magoarem outras sem motivo aparente. Vi pessoas com um perfil «franco e honesto» usarem desculpas esfarrapadas para obterem o que desejavam a qualquer preço. Quanto àqueles que têm um jeito especial para compreender os verdadeiros sentimentos dos outros, vi-os deixarem-se enganar pela forma mais grosseira de lisonja. Tudo isto me leva a fazer a seguinte pergunta: que sabemos, na realidade, de nós mesmos?"


Haruki Murakami in "Sputnik, meu amor"

quarta-feira, 11 de abril de 2007

A vida corre-me ao ritmo de um relógio adiantado. Sem paz, sem sossego, sem tempo para pensar. Sinto-me turista em todo o lado sem ser de lado nenhum. Acordo numa cama. Adormeço noutra. Perco-me na pressa de passos apressados. Vejo vidas a passarem-me ao lado numa carruagem de metro. Melancólicas e desalinhadas no seu banco emprestado. Estou aqui e já não estou. Mas voltarei. À calma dos dias parados na sua quietude que me cansa. E que me faz voltar a partir, descobrir, não parar. Nunca parar.

segunda-feira, 9 de abril de 2007



Cheiro o espaço à nossa volta tentando assim guardar bem cá dentro o seu sabor. Sinto-o, despenteio-o, esgravato-o, tentando tatuá-lo nas minhas unhas, nas minhas mãos, cravá-lo na minha pele.